Rota das Árvores do Porto regressa com 10 visitas guiadas por parques e jardins

O Parque do Covelo, no Porto, vai ser o cenário da visita de 19 de março. (Fotografia de Fábio Poço/GI)
Dez visitas guiadas ao longo de 10 meses: vai ser assim a terceira edição da Rota das Árvores do Porto, uma iniciativa da câmara municipal que visa dar a conhecer o património arbóreo dos quatro cantos da cidade.

Que origens, caraterísticas, curiosidades e especificidades têm as árvores que habitam os vários espaços da cidade do Porto? Estas e muitas outras perguntas vão ser respondidas ao público durante a terceira edição da Rota das Árvores do Porto, iniciativa que decorre a partir do próximo dia 16 de outubro até julho de 2022.

Ao longo de 10 meses desenrolar-se-ão 10 visitas guiadas pelo arquiteto paisagista João Almeida aos parques e jardins municipais, com o objetivo de dar a conhecer o património arbóreo do Porto. “Acompanhar as transições das estações do ano e as alterações que trazem nas árvores da cidade” vai ser uma das atividades possíveis.

A primeira visita guiada desta edição acontece já no dia 16 de outubro sob o tema “Regresse à Expo de 1865” e as inscrições estão abertas desde o dia 8. O programa completo está disponível para consulta no website do projeto e revela os locais de cada visita guiada. As visitas decorrerão sempre das 14h30 às 17h.

As visitas vão-se realizar todos os sábados até julho de 2022 e as inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, com um limite de 20 participantes. Cada inscrição é individual e deve ser submetida através do preenchimento de um formulário próprio, com abertura oito dias antes da data de cada visita, às 21h.

A Rota das Árvores do Porto faz parte do projeto Florestas Urbanas Nativas no Porto, que tem como objetivo “expandir a área verde nativa no Porto e promover a ligação dos munícipes a estes recursos vitais para a sustentabilidade da cidade”.

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend