Praça Fest volta a agitar Beato com música, comida e workshops

O Refeitório conserva a aura industrial da antiga manutenção militar que ali funcionou. (Fotografia: DR)
Terceira edição do Praça Fest, no Beato Innovation District, em Lisboa, decorre nos dias 29 e 30 de junho, com produtores agrícolas convidados, marcas de moda sustentável, comida, bebida, música e workshops. Um bom pretexto para, uns dias antes ou depois, visitar o recente Refeitório do chef Glediston Santos.

A poucos dias da terceira edição do Praça Fest ser levada à cena na Praça, instalada no Beato Innovation District, na zona oriental de Lisboa, já se conhecem alguns dos atrativos do evento. A festa de verão terá “DJs, marcas e produtores convidados, [comida] de grelha, ostras e muito mais”, durante os dias 29 e 30 de junho, na ampla praça ao ar livre que interliga os edifícios do restaurante Refeitório e da Praça, onde se encontram a mercearia, padaria, pastelaria, charcutaria e queijaria, garrafeira e wine bar.

Dando continuidade ao seu objetivo de “apresentar ao público um mercado com soluções alternativas ao grande retalho alimentar e à fast-fashion, bem como fomentar um estilo de vida mais saudável”, a organização conseguiu juntar mais de 60 marcas e empresas, a maioria de empreendedores nacionais, de decoração, moda (roupas e acessórios, grande parte desenvolvidos a partir de materiais ecológicos e produtos resultantes do processo de upcycling), arte, alimentação e lifestyle, lê-se em comunicado.

(Fotografia: DR)

Para sábado, o Praça Fest reservou, das 12h às 13h, uma aula de pilates (12 euros/pessoa com inscrição necessária) com Ana Malato; e das 12h às 16h um workshop de cozinha criativa com a Magnolia Method, para ensinar a preparar um bolo de caneca. No campo musical, haverá bossa nova, música ao vivo com um guitarrista e DJ entre as 12h e as 22h30. Já no domingo, repetir-se-á o mesmo workshop. Depois, haverá uma aula de pilates com Muriel (12 euros/pessoa com inscrição necessária) e um DJ set entre as 14h e as 19h.

No espaço ao ar livre está também montado um écrã para a transmissão dos jogos do Euro 2024, que quarta-feira, 26 de junho, colocará em campo as seleções de Portugal e Geórgia, a partir das 20h. A Praça mostra que a competição futebolística toma conta da agenda, sendo que no domingo, 30, se serve o tradicional brunch buffet com os produtos portugueses ali vendidos, com direito a um workshop que ensinará as crianças a fazer um bolo de cenoura. Há também brunch aos sábados e feriados, das 11h às 15h: 30 euros/adulto e 15 até aos 12 anos.

(Fotografia: DR)

O Refeitório é o espaço mais recente da Praça, tendo aberto no final de 2023, e encontra-se no edifício da manutenção militar construído em 1933, conforme atesta uma pedra no chão. Era, de facto, o antigo refeitório dos trabalhadores, e por isso tem mesas duplas e corridas, em pedra de mármore branco. Na parede está uma obra do artista plástico Francisco Vidal, que reinterpreta de forma contemporânea as vivências do espaço industrial. No teto, potes de barro suspensos iluminam a sala, cuja fronteira entre as mesas e a cozinha aberta se esbate.

É atrás do balcão que está o chef Glediston Santos e a sua brigada de cozinha, responsáveis pelo menu de comida portuguesa contemporânea, feita com os produtos que ali se vendem. A ideia é os clientes partilharem entradas frescas, pratos de carne, peixe e opções vegetarianas, das quais a Praça destaca, por exemplo, peixinhos da horta com maionese picante de ervas e algas; arroz de míscaros; barriga de porco bísaro cozinhada lentamente com arroz de abóbora; e um brownie, já nas sobremesas, feito com cacau 70% do produtor alentejano Melgão.

(Fotografia: DR)

No fim de semana do Praça Fest, dias 29 e 30 de junho, o mercado terá ainda outras marcas convidadas, como a La Nenette, que dá a provar uma torta oriunda de França, mas reinventada com otoque da tradicional doçaria portuguesa; a Empanadas do Maxi, com empanadas argentinas; a Aura Dim Sum, com sabores asiáticos; e a Único Gelato & Caffe, com gelados italianos.

A premissa da equipa é ir atualizando o menu sempre que as estações o exigem, pelo que nem todos os pratos podem estar disponíveis, ou alguns podem sofrer alterações. A mesma lógica é aplicada aos cocktails originais do bar da Praça (no edifício em frente), cujas receitas saem da mente e mãos experientes de José Pedro e Catarina Campos, batizadas com nomes de árvores autóctones portuguesas. Sempre que os produtos ficam fora da época, a dupla transforma-os em picles, fermentados ou shrubs, de forma a rentabilizá-los e evitar o desperdício.

 

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Travessa do Grilo/Av. Infante Dom Henrique, Beato, Lisboa
Telefone
912421223
Horário
Segunda e terça, das 09h às 18h. Quarta, quinta e sexta, das 09h às 23h. Sábado, das 10h às 23h. Domingo, das 10h às 18h. Almoço no Refeitório, todos os dias da semana, das 12h às 15h. Jantares, de quarta a sábado, das 19h às 23h.
Custo
(€€) Menu de almoço no Refeitório: 13 euros. Preço médio do restaurante à carta, sem bebidas: 25 euros.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend