6 ideias para aproveitar o primeiro fim de semana do ano a Norte

A Aldeia Natal de Ermesinde encerra este sábado. (Fotografia: Amin Chaar/GI)
O primeiro fim de semana do 2020 traz muito que fazer no Porto e ao redor. Há exposições, concertos, sessões de leitura para toda a família e até um mergulho refrescante no rio. Tudo o que é preciso para começar o ano com o pé direito.

01 | Visitar a exposição “Máscaras da Ásia”, em Gaia

China, Coreia, Índia, Indonésia, Japão, Sri Lanka, Tailândia e Tibete são os países de origem das máscaras em exposição na Casa-Museu Teixeira Lopes. A mostra está dividida em três núcleos, com um total de 74 máscaras que retratam o imaginário das culturas asiáticas, através de seres sobrenaturais, personagens lendárias e caricaturas de tipos sociais. As peças pertencem à coleção Kwok On do Museu do Oriente e a exposição, de entrada livre, pode ser visitada até 26 de janeiro.

A exposição Máscaras da Ásia pode ser visitada até 26 de janeiro. (Fotografia: DR)

 

02 | Ouvir histórias em inglês na Biblioteca Municipal

A nova iniciativa do British Council convida toda a família a rumar às bibliotecas da cidade no primeiro sábado de cada mês para os encontros “Once Upon a Time in Porto”. São sessões de leitura em inglês, para incentivar os mais novos a aprender a língua, mas indicadas para todas as idades. A primeira sessão acontece este sábado, às 15h30, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, com a leitura do conto Gingerbread Man. A participação é gratuita mas requer inscrição no site da biblioteca.

Os encontros “Once Upon a Time in Porto” arrancam este sábado. (Fotografia: DR)

 

03 | Ir pela última vez à Aldeia Natal de Ermesinde

Sábado, dia 4, é o último dia para visitar a Aldeia de Natal de Ermesinde, e conhecer as casinhas mágicas das associações locais, provar a gastronomia da região, comprar artesanato e ver o presépio ao vivo. Os mais novos podem andar no carrossel e saltar nos insufláveis. Perto, a Aldeia Natal de Valongo, no Largo do Centenário, também termina este sábado.

A Aldeia Natal de Ermesinde encerra este sábado. (Fotografia: Amin Chaar/GI)

 

04 | Assistir a um Concerto de Reis solidário

O Leading Voices, coro da Porto Business School, regressa este sábado, às 21h30, à Igreja dos Clérigos para o Concerto de Reis de 2020, desta vez em parceria com o Coro Paroquial de Santa Eulália (Oliveira do Douro). O concerto, que vai percorrer vários temas de Natal, tem entrada livre – limitada à capacidade da igreja -, mas também um caráter solidário. Os donativos recolhidos revertem a favor da Associação Teach for Portugal, uma ONG que tem como missão garantir que todas as crianças têm acesso às mesmas oportunidades de educação

O Concerto de Reis acontece no sábado, às 21h30, na Igreja dos Clérigos. (Fotografia: Leonel de Castro/GI)

 

05 | Dar um mergulho de Ano Novo no rio Cávado

Na Vila de Prado, no concelho de Vila Verde, há “Mergulho no Cávado” no próximo domingo, dia 5 de janeiro. A Praia Fluvial do Faial, na margem direita do rio, é o lugar de eleição para o primeiro mergulho do ano no Cávado. O encontro está marcado para as 11h15 e é aberto a banhistas de todas as idades que se queiram aventurar nas águas geladas do rio e dar as boas-vindas a 2020 com um banho revigorante que, diz quem já experimentou, enrijece os ossos, dá saúde e purifica o espírito.

No primeiro domingo do ano vai-se a banho no rio Cávado, na Vila de Prado. (Fotografia: DR)

 

06 | Assistir a um recital de piano na Casa da Música

Este domingo, às 18h, a Casa da Música recebe Alexandra Dovgan para o primeiro recital do Ciclo de Piano. Natural da Rússia, a menina-prodígio de apenas 12 anos é discípula do célebre Grigory Sokolov e já tocou em concerto sob a direção de maestros como Valery Gergiev e Vladimir Spivakov. Em Portugal, toca Ludwig Van Beethoven, Fryderyk Chopin, Bach-Rachmaninoff, Sergei Rachmaninoff e Mendelssohn-Rachmaninoff. Bilhetes a partir de 10 euros.

Alexandra Dovgan (Fotografia: DR)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend